Estrutura em container | O que um canteiro de obras deve conter

Diante das necessidades dos canteiros de obras surgem a estrutura em container como excelente alternativa.

11/12/2019

Estrutura em container | O que um canteiro de obras deve conter

Estrutura em container | O que um canteiro de obras deve ter

O canteiro de obras é a área da construção planejada para alocar e distribuir materiais, mão de obra e equipamentos de maneira eficiente e inteligente e diante dessas necessidades surge a estrutura em container como excelente alternativa.

Isso porque, trata-se de uma área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio para concluir determinada obra ou serviço. Composto por áreas de vivência e áreas operacionais, todo canteiro de obras deve ser planejado, de maneira que otimize o espaço de trabalho e possibilite maior eficiência e segurança a todos os envolvidos.

A partir do planejamento, é possível definir os tipos de estruturas em container que podem ser utilizadas para atender as demandas específicas. É nessa etapa que são resolvidos a quantidade e a disposição das instalações provisórias, seja para o armazenamento de materiais, movimentação e acomodação de trabalhadores e máquinas, entre outros fatores.

Essa organização, se bem planejada, promoverá maior agilidade para obra devido a diminuição do tempo de deslocamento de materiais, pessoas e máquinas, influenciando diretamente na dinâmica da obra e na funcionalidade na execução de cada etapa de trabalho.

Os canteiros de obras são divididos em três tipos: restritos, amplos e lineares. Veja a seguir cada um deles.

Tipos de canteiro de obras

Canteiro restrito

Os canteiros denominados restritos são aqueles em que a construção ocupa todo o terreno ou a maior parte dele. Muito frequente em áreas urbanas, principalmente em bairros centrais são destinadas as edificações que ocupam praticamente o lote inteiro e não há muito espaço disponível para a instalação do canteiro de obras.

Nesse caso, geralmente a estrutura mais utilizada é o aluguel de container almoxarifado, para o armazenamento de materiais e equipamentos.

Canteiro amplo

Já os canteiros amplos possuem apenas uma pequena parcela de terreno ocupada pela construção. O que possibilita vários acessos para máquinas e veículos, bastante espaço para armazenamento de materiais e acomodação para os funcionários.

Esse canteiro é encontrado em construções industriais, conjuntos habitacionais e em grandes obras e entre as principais estrutura em container utilizadas, podemos citar o refeitório, alojamento, banheiro e até mesmo o escritório.

Canteiro linear

Os canteiros de obras lineares são limitados em apenas uma dimensão e possuem poucas possibilidades de acesso. Alguns exemplos de obras onde esses canteiros estão presentes são: obras de estradas de ferro, rodovias, redes de gás, etc. Nesses tipos de canteiros, o aluguel de container banheiro, refeitório e almoxarifado se encaixam perfeitamente.

Quais são os principais elementos de um canteiro de obras

Os componentes que irão compor o canteiro de obras são divididos em áreas de vivência e áreas operacionais, esses componentes dependem do porte da obra e serão dimensionados pelo engenheiro de acordo com as especificações da norma e necessidade da obra.

Elementos das áreas de vivência são:

  • Vestiários (masculino e feminino)
  • Instalações sanitários (masculino e feminino)
  • Refeitório
  • Cozinha (apenas se houver preparo de alimento em obra)
  • Área de lazer
  • Alojamento e lavanderia (apenas se os funcionários residirem na obra)
  • Ambulatório (em obras com 50 ou mais operários).
  • Elementos para as áreas operacionais
  • Escritórios
  • Portaria
  • Almoxarifado
  • Depósitos
  • Central de concreto
  • Central de argamassa
  • Central de armação

Como planejar os elementos de um canteiro de obras?

O projeto deve começar determinando o posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, levando em conta o cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.

A partir de todas essas informações levantadas é importante providenciar a limpeza do terreno e a execução da fundação até os revestimentos finais para receber a estrutura em container.
Organize e planeje todas as ações que otimizam e racionalizam as etapas da construção, incluindo o recebimento e armazenamento de materiais e a movimentação de equipamentos, ferramentas e funcionários.

Quais são as normas técnicas que devem ser seguidas?

As principais normas para o planejamento do canteiro de obras são a NR 18 e a NBR 12284 (NB 1367). Veja como funciona cada uma delas.

NR18

NR 18 é a Norma Regulamentadora que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para implementação e controle de medidas de segurança na indústria da construção civil. Especificamente, através do PCMAT ((Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, estabelecido na Norma Regulamentadora – NR 09).

Além de abordar questões próprias e específicas da atividade da construção civil, como escavações, demolições, soldagem, corte, telhados, entre muitos outros, a NR 18 ainda descreve as instruções para outras situações relacionadas ao canteiro de obras, como os alojamentos e áreas de vivência para os trabalhadores, proteção contra incêndios, entre outros.

NBR 12284

A Norma Brasileira NBR-12284 diz respeito às áreas de vivência em canteiros de obras, exigindo diversas regras que devem ser seguidas pelo responsável pelo canteiro de obras.
 

Compartilhe:

  

Locações

Container

Escritório

Dormitório

Almoxarifado

Sanitário

Manipulador

Departamento comercial

tel.3003-0679

Capitais e Regiões Metropolitanas


Encontre o representante mais próximo de você

Atendimento Comercial

Capitais e Regiões Metropolitanas

3003-0679

Espírito Santo

Linhares

27 3171-4150

27 98851-1895

Espírito Santo

Cachoeiro de Itapemirim

28 3003-0679

Espírito Santo

Vitória

27 3003-0679

27 98846-1896

Bahia

Salvador / Feira de Santana

75 3003-0679

71 3003-0679

Bahia

Vitória da Conquista

77 3003-0679

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro / Campos

21 3003-0679

22 3003-0679

Rio de Janeiro

Petrópolis

24 3003-0679

Minas Gerais

Belo Horizonte

31 3003-0679

Minas Gerais

Juiz de Fora

32 3003-0679

Minas Gerais

Uberlândia

34 3003-0679

São Paulo

São Paulo / Campinas

11 3003-0679

19 3003-0679