3003-0679 | comercial02@locares.com.br | Seg. a Qui. das 07h30 às 17h30 – Sex. das 07h30 às 16h30

Casa Container | Conta como área construída no IPTU ?

por | 15/06/2021

O container conta como área construída no IPTU?

Se você já possui um terreno, muito provavelmente está ansioso para começar a construir para ver a sua casa pronta! Muito provavelmente, você já deve ter visto por aí que as casas construídas através da locação de container economizam muito e são mais práticas e sustentáveis.


Mas, calma! Antes de começar, é preciso ter clareza sobre alguns aspectos que são fundamentais descobrir para começar a construção com container.


É muito importante deixar claro que a construção na área container não dispensa a contratação de arquiteto, pois somente o profissional irá conseguir te orientar de maneira adequada sobre como realizar a construção de sua casa container ou de qualquer outra área através de técnicas de qualidade.


Mas antes de falarmos sobre a área construída com container e sobre se o local se isenta ou não de realizar o pagamento do IPTU, iremos te explicar o que é um container.


O container simplesmente se trata de uma estrutura metálica que possui grandes dimensões que são originalmente utilizadas para o transporte de diferentes tipos de cargas, seja em trens, navios etc.


Mas, com o avanço dos tempos e da tecnologia, esse material que possui uma grande durabilidade acaba sendo descartado de maneira incorreta, e assim era algo que danificava o meio ambiente.


Dessa maneira, os arquitetos começaram a desenvolver um novo olhar sobre esse material e assim ele pode ser hoje utilizado nos mais variados projetos personalizados de construção em container.

Regularização na hora de realizar a área construída com container


Você precisa de um projeto para levantar uma casa em área construída com container?
Com toda certeza, é preciso contar com profissionais da área como arquitetos que saibam como projetar casas em container. O ideal é buscar empresas como a Rentcon, que trabalham juntos a arquitetos e engenheiros renomados.

O projeto de container precisa de aprovação na Prefeitura?
Sim, caso você não queria sofrer com transtornos ou qualquer outra eventualidade, é preciso que você tenha aprovação da prefeitura do seu município, caso não queria ser multado ou ter o projeto embargado.
É importante frisar que cada município tem um determinado procedimento, sendo assim procure se informar na sua cidade para saber como proceder.

Após aprovação na Prefeitura, preciso de registro imobiliário e pagar IPTU?
Com toda certeza, você precisa de registro imobiliário. Pois a diferença da casar container das convencionas é o tipo de material que é utilizado para sua construção.

Mas afinal Casa Container Paga IPTU?

Embora seja uma casa container ela é considerada uma edificação como qualquer outra e assim é preciso realizar o registro imobiliário.
Sendo assim, as áreas construídas em container pagam IPTU sim, e todos os demais impostos e respectivas taxas do município que as casas comuns pagam, como conta de água, esgoto e energia elétrica.


A única diferença desse tipo de casa é a técnica diferente de construção, e caso você esteja pensando em transportar a sua casa container para outro município, será preciso obter uma nova autorização, pois cada legislação municipal é diferente.

Quais as principais vantagens de construir com container?


A área construída em container normalmente são edificações como qualquer outra, que precisam passar por uma série de requisições.


Mas uma coisa é clara, os seus principais diferenciais e vantagens se encontram pois, esse tipo de área construída é um método muito sustentável porque se realiza o reaproveitamento de um material que já foi usado, assim não ocorre um impacto no meio ambiente.


Além disso, o uso de locação de container para a construção de casas e edificações não usa o material de construção de pavimentação comum que é tijolo, areia, cimento e água, o que torna muito mais sustentável o projeto.


A obra também possui um tempo reduzido para levantar todo o projeto, assim uma casa em container pode ser feita em metade do tempo de uma casa de alvenaria comum. Mas, além disso, em geral, é necessário em casas container realizar algum tipo de tratamento térmico ou acústico, que visa oferecer mais conforto térmico e sonoro dentro do container.


Por isso, adquira o seu container à venda aqui conosco da Locares Locação, investimento de forma permanente em inovação, tecnologia e boa prestação de serviços a nossos clientes.