5 BENEFÍCIOS DE UM BOM ORÇAMENTO DE OBRAS!

Elimine imprevistos e descubra os benefícios de um Planejamento de obras.

11/04/2017

5 BENEFÍCIOS DE UM BOM ORÇAMENTO DE OBRAS!

 

5 BENEFÍCIOS DE UM BOM ORÇAMENTO DE OBRAS!

  

Muito além de um simples cálculo de preço de referência, o orçamento de obras tem como objetivo projetar com precisão o resultado econômico a ser obtido no momento da sua conclusão. Por isso, o orçamento obras é fundamental para a tomada das melhores decisões, seja na hora de negociar o prazo de um contrato de prestação de serviços de construção civil ou para estipular o preço do empreendimento imobiliário para o momento das vendas.

O mercado da construção civil está cada vez mais exigente, sempre buscando a qualidade e o menor custo. Uma obra para ser bem executada e gerar lucros para o negócio, necessita antes de tudo de um planejamento de obras que considere todas as suas etapas e dê atenção especial à fase de projetos, como etapa inicial de um empreendimento, da qual depende toda a execução da construção.

Se sua construtora tem se deparado com baixo resultado financeiro nas obras, o vilão pode ser o orçamento ou a falta de tempo dedicado a ele.

Confira cinco vantagens e entenda por que fazer orçamento para cada obra a ser construída, pode ajudar (e muito!) sua empresa:        

  

 

1) Garante mais rentabilidade das vendas:

 

  Um orçamento assertivo gera uma confiança de quanto a obra vai custar e por quanto ela será vendida, sendo mais fácil identificar a rentabilidade (quanto do dinheiro investido no negócio está se transformando em lucro) de cada empreendimento. Prova disso é que cada vez mais a engenharia de custos está sendo estudada como forma de planejar, orçar e controlar a execução da obra.


2) Redução de custos com falta de insumos e sincronismo na cadeia de suprimentos:

Quando você faz um orçamento de obras completo para sua obra, previamente já tem condições de fazer os pedidos dos materiais necessários para a execução das atividades, de acordo com as estimativas contidas nele. Significa que compras emergenciais acontecem somente em exceções, reduzindo a prática de preços elevados nas aquisições. A chegada de máquinas e equipamentos também é planejada e acontece no momento certo para a continuidade da obra.

 

3) Torna o planejamento de obras muito mais assertivo:

A elaboração do orçamento se divide em três etapas:

1ª etapa: Serve para determinar a estimativa de custos e prazos para a obra. Tal análise é determinante para tomada de decisão, como por exemplo se o engenheiro levará adiante o empreendimento.
 

2ª etapa: É hora de investir um tempo para desenvolver planejamento e orçamento de obras detalhado. Durante a execução da obra, com o orçamento em mãos, será muito mais fácil realizar o acompanhamento físico-financeiro da construção e manter os custos sob controle. Nesse cenário é possível antecipar alternativas para diversas situações críticas que podem ocorrer durante a execução dos trabalhos, auxiliando inclusive a evitar falta de algum material ou insumo necessário para o andamento da obra. 


4) Gera um maior controle no canteiro de obras

O orçamento também garante o controle dos custos envolvidos no canteiro de obras, evitando surpresas com gastos adicionais e inesperados.  Ajuda também na execução das atividades ao permitir que todos os insumos necessários sejam  orçados e consequentemente comprados no momento adequado para utilização  no canteiro da obras , e à medida que as etapas da construção avançam.

Com o orçamento definido, é favorecido todo o planejamento da obra de modo que pode-se determinar desde o início a rotina da equipe no canteiro e planejar atividades com margem de tempo nos cronogramas. É possível analisar também diferentes fatores de contratação, como por exemplo, se será melhor a locação de um equipamento por hora ou por preço fechado, e em qual período. Essas análises podem evitar que uma retroescavadeira fique parada enquanto sua construtora está pagando por ela, evitando assim o desperdício de tempo perdido e processo ineficiente na sua construção. 

Nessa situação, talvez seja necessário aumentar o tempo de locação do veículo, gerando aumento do custo desse contrato, o que contribuirá para a obra estourar sua previsão de custos inicial. Um orçamento bem definido faz com que o engenheiro saiba exatamente o que vai gastar e garante segurança na execução do projeto.

 

5) Resulta em credibilidade e confiança do mercado:

Quem nunca ouviu falar de pagamento de indenizações, despesas extras, multas e até rescisões de contrato por problemas com atraso de obra? Basta acessar o site Reclame Aqui para ver centenas de reclamações que deixam certas construtoras com má reputação no mercado. 

Um orçamento preciso e utilizado de forma efetiva, ajuda no controle da execução da obra e certamente suas entregas terão muito menos desvios de prazo e custo. Também permitirá a utilização de materiais da mais alta qualidade.

Como consequência, a imagem de seus empreendimentos no mercado é muito fortalecida, e sua reputação se torna a melhor possível!

Invista mais tempo em técnicas e ferramentas para ter um excelente orçamento de obras, e transforme-o em diferencial competitivo para sua construtora. Este é um grande passo para alavancar seu negócios. 

A elaboração de um orçamento de obras assertivo ajuda na definição das datas de compras e aquisições de máquinas, equipamentos e insumos na hora certa para a obra começar, evitando possíveis atrasos.

Por exemplo, ao fazer o orçamento contando com o planejamento de datas, o engenheiro pode se programar para adquirir um determinado equipamento, que levará alguns meses para chegar, por falta de disponibilidade do fabricante. Assim, o profissional tem ciência da demora em determinado processo, de forma que possa considerar esses gargalos para fixar a data de entrega da obra. Gerando assim, confiança no consumidor e a certeza de que as chaves são entregues no prazo ou até antes da data acordada. 

Os benefícios são inúmeros ao se atentar para fazer um orçamento de obras detalhado. Para não ter surpresas com custos imprevistos nas obras, falta de insumos que acarretam atrasos na data de entrega e consequentemente, menos lucro no negócio, faça orçamento de obra.

 

Aproveite e baixe o nosso  [Guia Rápido]:

Planejamento de Obras: Como lhe dar com imprevistos.

Compartilhe:

  

Locações

Container

Escritório

Dormitório

Almoxarifado

Sanitário

Manipulador

Departamento comercial

tel.3003-0679

Capitais e Regiões Metropolitanas


Encontre o representante mais próximo de você

Atendimento Comercial

Capitais e Regiões Metropolitanas

3003-0679

Espírito Santo

Linhares

27 3171-4150

27 98851-1895

Espírito Santo

Cachoeiro de Itapemirim

28 3003-0679

Espírito Santo

Vitória

27 3003-0679

27 98846-1896

Bahia

Salvador / Feira de Santana

75 3003-0679

71 3003-0679

Bahia

Vitória da Conquista

77 3003-0679

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro / Campos

21 3003-0679

22 3003-0679

Rio de Janeiro

Petrópolis

24 3003-0679

Minas Gerais

Belo Horizonte

31 3003-0679

Minas Gerais

Juiz de Fora

32 3003-0679

Minas Gerais

Uberlândia

34 3003-0679

São Paulo

São Paulo / Campinas

11 3003-0679

19 3003-0679