3003-0679 | comercial02@locares.com.br | Seg. a Qui. das 07h30 às 17h30 – Sex. das 07h30 às 16h30

História do Container | Como surgiu o container

por | 26/07/2017

A História do Container no mundo

Cada container tem uma história distinta, desde seu uso para fins de transporte, até para venda e aluguel de container para fins de moradia ou trabalho.

Embora o container aluguel como módulo para fins de transporte seja de certa forma, algo relativamente simples e possua hoje uma grande variedade de usos ao redor do mundo, foi necessário um pouco de engenharia e uma boa dose de “pensar fora da caixa” para tornar o container a ferramenta útil é hoje conhecida por nós.

O humilde início dos containers no século passado

Em meados de 1830, vários países da Europa usavam grandes caixas de transporte para transferir mercadorias de um lugar para outro. Uma nação notável nesse sentido era o Reino Unido que usava “caixas de madeira retangulares simples”, cerca de quatro para um caminhão, que eram usadas para transportar carvão das colinas de Lancashire para Liverpool, onde eram transferidas para carrinhos menores e conduzidas por cavalos pelas ruas. Na época, estas grandes caixas de transporte foram feitas de uma grande estrutura de aço com portas de madeira e até telhados. Esse era o embrião dos primeiros containers.

Em 1933, o Bureau International des Containers et du Transport Intermodal (conhecido pela sigla B.I.C) estabeleceu para o container maritimo de embarque, os primeiros padrões internacionais. No momento em que a Segunda Guerra Mundial começou, o uso de container para fins de transporte fabricados em aço padronizados começou em larga escala, quando, tanto os operadores de transporte comercial e os militares dos EUA começaram a desenvolver um grande volume de unidades de containers.

A partir de 1949, o engenheiro norte-americano Keith Tantlinger contribuiu continuamente para o desenvolvimento dos containers, bem como seus equipamentos de manuseio e transporte. Neste mesmo ano, ele modificou o design dos containers de transporte para que eles pudessem ser empilhados um em cima do outro, além de aumentar o tamanho dos recipientes intermodais para segurar e suportar cargas maiores. Algo que ditou os rumos do uso desse tipo de estrutura, agora então totalmente modular.

À medida que a indústria continuou a crescer e a evoluir após a guerra, a necessidade de padronização e regulamentos de segurança também foi implementada. Entre 1968 e 1970, as normas ISO para containers foram publicadas pela Organização Marítima Internacional (conhecido pela siga I.M.O). Esses padrões permitiram que o carregamento, transporte e descarga de mercadorias fossem mais consistentes nos portos de todo o mundo, economizando tempo e recursos imprescindíveis

Qual o papel do container atualmente

Graças à globalização, o comércio mundial é um organismo comercial em constante evolução e crescimento. Em 2010 os containers representavam 60% do comércio marítimo do planeta, o que totaliza mais de 4 trilhões de dólares em movimento no mundo. Em 2012, haviam cerca de 20,5 milhões de contêineres no mundo, dos mais diferentes modelos e tamanhos, para atender às diversas necessidades das empresas de transporte marítimo. Essas estruturas complementam em grande parte a carga tradicional de logística mundial.

O que contribuiu para o sucesso dos containers de transporte seria a sua padronização em todo o mundo. Devido à sua forma, tamanho e engenharia convencionais, eles se tornaram a ferramenta de transporte ideal. Seja por terra, mar ou ar, você pode contar com um transporte perfeito de mercadorias para serem entregues de forma eficiente e segura para onde elas precisam estar.

Nos últimos anos, esses módulos de transporte foram utilizados para mais do que apenas transportar mercadorias de um local para outro. O alto volume de containers disponíveis tornou possível que diversas pessoas conseguissem criar container restaurante em estilo pop-up, container para eventos, tanto para venda (container casa) como para aluguel (container escritório), as possibilidades são infinitas. Você simplesmente tem que “pensar fora da caixa” assim como nossos antepassados fizeram.

A Locares Locação de Container vende containers usados e também sob encomenda, para mais informações acesse nosso site: https://www.locares.com.br